A fabricante de bonecas Mattel lançou recentemente a primeira Barbie usuária de aparelhos auditivos como parte da sua política de inclusão e representatividade.
A linha “Barbie Fashionista” vem sendo desenvolvida desde 2016 e marcou uma transformação na história da boneca. Em 63 anos é a primeira vez que foi criada uma Barbie com aparelhos auditivos. A campanha promove a diversidade ao refletir a vida de muitas crianças em um brinquedo tão popular na infância e incentivar a interação com quem é diferente.
Na criação dessa Barbie, a marca contou com o apoio da Dra. Jen Richardson, que é referência em audiologia educacional nos Estados Unidos com mais de 18 anos de experiência na área. A profissional trabalhou em conjunto com a equipe de designers para desenvolver um modelo com características fidedignas aos usuários de aparelhos auditivos do modelo retroauricular.
A ideia da Mattel é incentivar que as crianças que utilizam aparelhos auditivos se sintam representadas em seus brinquedos e possam criar muitas histórias com as experiências vividas ao seu redor.
Além desse modelo, foram criadas também em 2022, um Ken com vitiligo e uma Barbie com perna protética para que todos se sintam incluídos e acolhidos em suas diferenças.